Isenção de taxa no Vest/Ufes

Perguntas frequentes sobre isenção de taxa no Vest UFES

1. O candidato pode solicitar isenção da taxa de inscrição no  PS/UFES 2016?
Resposta: sim, desde que comprovar:
a) Ter concluído curso de Ensino Médio ou equivalente ou estar cursando, no ano letivo de 2015, o último ano do curso de ensino médio ou equivalente;
b) Ter renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
c) Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

2. Como faço para solicitar a isenção da taxa?
Resposta: para solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato deverá:
a) Acessar o endereço eletrônico www.ccv.ufes.br no período descrito no Edital, na opção Isenção de Taxa;
b) Preencher o Requerimento de Inscrição e imprimir:
1) Comprovante de Requerimento de Inscrição;
2) Solicitação de Isenção de Taxa de Inscrição;
3) Declaração de Renda Familiar per Capita Igual ou Inferior a um Salário Mínimo e Meio, devidamente preenchida e assinada; no caso de candidato menor de dezoito anos, a declaração deverá também ser assinada pelo seu responsável;
4) Cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio; no caso de bolsista integral de escola privada, declaração expedida pela escola confirmando que o candidato foi bolsista integral durante todo o período em que cursou o ensino Médio, contendo assinatura, com firma reconhecida, e carimbo do responsável pela informação (original);

3- Posso entregar os documentos pessoalmente na UFES?
Resposta: não, o candidato deverá postar os documentos listados até a data limite descrita no Edital, na modalidade de carta registrada ou Sedex para a Comissão Coordenadora do Vestibular da UFES, Av. Fernando Ferrari, 514 – Campus Universitário de Goiabeiras – CEP: 29075-910– Vitória–ES.

4 - Como faço para provar que encaminhei os documentos para solicitar a isenção da taxa?
Resposta: o candidato deverá exigir dos Correios o recibo de postagem, numerado e datado, conservando-o para eventuais comprovações de postagem. A CCV analisará somente as solicitações de isenção postadas até a data descrita no Edital. Todas as informações são de inteira responsabilidade do candidato. Em nenhuma hipótese, serão admitidas alterações após a remessa.

5- Será analisada apenas uma solicitação de isenção por candidato?
Resposta: sim, no caso de duas ou mais solicitações enviadas pelo mesmo candidato, somente a de data de postagem mais recente será considerada.

6- Terei meu pedido negado quando?
Resposta: a solicitação será indeferida quando o candidato:
a) Postar a documentação fora do prazo determinado;
b) Deixar de enviar, com as devidas assinaturas;
c) Não possui renda familiar mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
d) Não tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

7- A Comissão Coordenadora do Vestibular analisará todos os documentos enviados?
Resposta: sim, e poderá solicitar documentação adicional para comprovação da condição declarada de renda familiar.

8- Onde será divulgado o resultado do pedido de isenção?
Resposta: o resultado das solicitações de isenção será divulgado no endereço www.ccv.ufes.br na data prevista de no Edital.

9- O que farei se o meu pedido for Deferido?
Resposta: deverá efetuar a inscrição até o último dia conforme previsto no Edital, obrigatoriamente. Caso contrário, não estará apto a fazer a prova.

10- O que farei se o meu pedido for negado?
Resposta: deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o último dia conforme previsto no Edital, obrigatoriamente. O não pagamento até a data limite implicará a não efetivação da inscrição.

11- Como sei se consegui ou não a isenção da taxa?
Resposta: ao candidato é atribuída a responsabilidade pela consulta do resultado do processo de isenção de taxa, para verificar sua situação com relação à isenção ou não da taxa de inscrição no PS/UFES 2016, bem como a responsabilidade pelo pagamento do boleto bancário, caso não tenha seu pedido atendido, para efetivar sua inscrição.

12- Sou treineiro, posso solicitar a isenção da taxa?
Resposta: não, a isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2016 não se aplica a candidatos que pretendem realizar as provas somente a título de experiência (“treineiro”).

Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.