Apresentação
Para o Departamento de Ciências Contábeis, com a infra-estrutura de funcionamento atual, seria praticamente inviável, atender à demanda de 750 novos alunos nos Pólos Municipais e dos Centros Regionais já estruturas no Estado do Espírito Santo necessitando de um curso superior. Esses novos alunos encontram-se, na maioria dos casos, impossibilitados de deslocarem-se de suas cidades para o Campus da Universidade Federal em Vitória. Com tal perspectiva, seria incompatível frente à dinâmica dos novos tempos, atender essa demanda Municipal e Regional de vagas para o curso de Graduação em Ciências Contábeis. Assim sendo, a modalidade de Educação Aberta e a Distância (EAD) nos parece ser um dos veículos para que o Departamento amplie com mais agilidade sua função social no estado. Não obstante, compreende-se que é emergencial a ação deste Departamento, no sentido de assumir o seu papel e suas responsabilidades cíveis e éticas na qualificação de profissionais leigos no ensino da Contabilidade no Estado do Espírito Santo.
A EAD constitui-se, para nós, em um importante e eficaz instrumento de democratização do acesso à educação e uma opção de qualidade para atender àqueles que lutam por uma habilitação em nível superior, essa população considerável e historicamente não assistida.
Tendo como referencial o exposto acima, apresentamos a proposta do Curso de Graduação em Ciências Contábeis na modalidade EAD, que tem como meta a formação dos profissionais de Contabilidade para trabalharem em todo o Estado do Espírito Santo nos setores público e privado. Esta Graduação origina-se intrínseca e paralelamente ao Programa de Interiorização da UFES na Modalidade EAD – Educação Aberta e a Distância. Constitui-se num Projeto Institucional de interiorização da Universidade. Com isto, o Curso de Graduação em Ciências Contábeis na modalidade EAD poderá permitir a qualificação exigida por lei para sua atuação em Ciências Contábeis, uma vez que para sua formação não terão mais necessidade de deslocamento de grandes distâncias, além de contarem com material didático e de apoio construídos especificamente para esta modalidade de ensino.
O Curso de Graduação em Ciências Contábeis na modalidade EAD, aqui apresentado como parte do Programa de Interiorização da UFES, na modalidade aberta e a distância, conta com a estrutura do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (
ne@ad) e com 13 Centros Regionais (
cre@ads) e mais 21 Polos Municipais (Centros Municipais de Educação Aberta e a Distância-
ceme@ads) para sua viabilização técnica e metodologia, assim como, com o Projeto Integrado de Pesquisa (PIP), que avalia a proposta educacional do Programa. A modalidade aberta e a distância oferece uma oportunidade especial para examinar a ação pedagógica dos cursos em termos de sua eficiência, eficácia, efetividade sócio-educacional e de seus impactos específicos no aprendiz. Ressalta-se, desde logo, o papel do
ne@ad na implantação, desenvolvimento e avaliação da Rede UFES de EAD e do Programa de Interiorização da UFES na modalidade EAD.
Objetivando democratizar o acesso à Universidade, este projeto propõe a criação de um curso de graduação inovador e de qualidade, na área de Ciências Contábeis, na Graduação em Ciências Contábeis à Distância, em parceria com Instituições de nível superior na contribuição mútua na elaboração de conteúdos de material didático.
Objetivo geral
Com o presente Projeto Pedagógico pretende-se modernizar o Curso de Ciências Contábeis da UFES na modalidade em EAD no sentido de estabelecer sua filosofia, bem como os fins desejados e os meios a serem seguidos para consegui-los.
Tendo por objetivo macro formar Bacharéis em Ciências Contábeis e, dentro da filosofia institucional, o Curso de Ciências Contábeis da UFES, através do Departamento de Ciências Contábeis, órgão administrativo responsável pela política de desenvolvimento e gerenciamento do mesmo, estabeleceu como sendo sua razão de existir o fato de ser “[...] um centro de excelência na área de Ciências Contábeis para gerar e disseminar conhecimentos, contribuindo para formar cidadãos com consciência ética e responsabilidade social; aptos a serem inseridos nos diversos agentes econômicos e sociais, capazes de contribuir para o desenvolvimento contínuo da sociedade brasileira”.
Um dos grandes objetivos do Projeto Pedagógico é estabelecer um caminho que proporcione a formação de profissionais pró-ativos que efetivamente agreguem valor através da prestação de seus serviços.
Para tanto, espera-se com a implementação deste projeto:
-criar mecanismos para que o aluno seja sujeito e centro de seu aprendizado;
-criar uma dinâmica didático-pedagógica que redunda num aprendizado amplo, profundo e diversificado para os discentes;
-fortalecer o desenvolvimento e implementar atividades que relacionem Universidade e Mercado de Trabalho, tais como TCC, Atividades Complementares, Extensão e outros.
Clientela
O projeto pretende atender a uma demanda para o curso de Ciências Contábeis - Bacharelado Modalidade a Distância, em todas as localidades as quais as Prefeituras aderiram ao Edital.
As vagas serão destinadas 50% aos professores em exercício na rede pública de ensino e os outros 50% ao público em geral.
Polos atendidos: Afonso Cláudio, Aracruz, Baixo Guandú, Bom Jesus do Norte, Castelo, Conceição da Barra, Domingos Martins, Ecoporanga, Iúna, Itapemirim, Mantenópolis, Mimoso do Sul, Pinheiros, Piúma, Santa Leopoldina, Vargem Alta.
Duração do curso
O prazo de integralização do curso está estabelecido para um tempo máximo de 14 períodos letivos. O aluno terá 4,5 (quatro vírgula cinco) anos, equivalente a 09 (nove) módulos, para conclusão do curso em tempo parcial, a depender do desenvolvimento individual do aluno e/ou disponibilidade de tempo, ou de grupos localizados, perfazendo um total de 3.000 (três mil) horas, equivalentes a 750 (setecentos e cinqüenta) créditos.