Após as matrículas obrigatórias e o ajuste de matrícula, a ProGRAD disponibiliza o relatório de pautas provisórias, que são necessárias para que os docentes possam efetuar os lançamentos de frequência, bem como demarcar se todos os alunos em sala estão em situação regular, isto é, regularmente matriculados.
Este relatório está disponibilizado no Portal do Professor e no Sistema de Informação Educacional (SIE), sob o nº 11.02.04.99.31 e pode ser impresso tanto pelo Departamento quanto pelo docente responsável pela disciplina.
Com relação à pauta final, esta é emitida pela ProGRAD após o lançamento das notas pelo docente responsável, em data prevista no Calendário Acadêmico. Após emissão das pautas, estas são enviadas ao Departamento para validação. Feito isso, as pautas devem retornar à ProGRAD para arquivo.
Preenchimento de Pauta
As pautas devem ser totalmente preenchidas, ou seja, não se deve deixar nenhum aluno sem registro de situação final.
Instruções para Lançamento de Registros em Pauta:
• Todas as notas devem ser registradas com uma casa decimal apenas.
• Quando o aluno tiver 25% ou mais de faltas, o registro do número de faltas é obrigatório; nesse caso as colunas “Média Final” e “OBS” devem permanecer em branco.
• A coluna OBS somente é preenchida pelo Professor quando o aluno não tiver concluído o curso por se encontrar em situação de amparo legal (AL); ou pela PROGRAD quando houver trancamento de curso (TR).
• Nos casos do item anterior, a coluna Média Final deve ser deixada em branco.
• Quando se tratar de disciplina sem nota a coluna Média Final deve ser deixada em branco e a coluna Total de Faltas deve ser preenchida necessariamente.
• Se o professor anotar simultaneamente reprovação por falta e qualquer outro registro, prevalece a reprovação por falta. Se for anotado amparo legal e qualquer outro registro, prevalece esse outro registro.
• A situação final de um aluno não pode contemplar, simultaneamente, todas as colunas em branco.
• O nome e a assinatura do Professor devem ser preenchidos, necessariamente.
• No caso de aprovação, registrar na coluna Média Final a nota do aluno.
• No caso de reprovação por falta, registrar na coluna Total de Faltas o número de faltas do aluno.
• No caso de reprovação por nota, registrar na coluna Média Final a nota de reprovação do aluno.
• Não é permitido registrar termos por extenso nas colunas Média Final e Total de Faltas como, por exemplo, zero ou faltou.
• Não é permitido registrar qualquer situação nos casos já assinalados como trancamento de curso ou amparo legal na pauta definitiva.
• As médias finais devem ser apresentadas de forma
• numérica variando de 0 (zero) a 10 (dez).
• Nos casos de qualquer incorreção ou rasura no registro, o Professor deve colocar sua rubrica junto à correção efetuada.
• O prazo de devolução das pautas deve ser rigorosamente cumprido.
• A ProGRAD não se responsabiliza pelo registro da média final e do total de faltas, caso o preenchimento não tenha sido correto.
Procedimentos para Registro em Pauta de Disciplina com Nota
Para as disciplinas com nota o sistema informa, automaticamente, a situação final de cada aluno com base nos dados registrados nas colunas “Total de Faltas” e “Média Final”.
O preenchimento do total de faltas é obrigatório para os alunos que estão reprovados por falta e optativo para os demais.
A coluna OBS só deve ser preenchida se o aluno não concluir o curso por se encontrar em situação de Amparo Legal (devidamente comprovada em processo amparado por lei). Neste caso, o docente registra AL na coluna OBS e o aluno permanece matriculado na referida disciplina até que sua nota seja encaminhada à ProGRAD, via Memorando do Departamento.
Procedimentos para Registro em Pauta de Disciplina sem Nota
Para as disciplinas sem nota deve-se registrar obrigatoriamente na coluna “Total de Faltas” o número de ausências do aluno; o sistema registra, automaticamente, na coluna “OBS” a situação final do mesmo, deixando em branco a coluna “Média Final”.
Se o Professor registra uma nota de aprovação ou de reprovação e, ao mesmo tempo, informar que o aluno possui um número de faltas superior aos 25% (vinte e cinco por cento) permitidos por Lei, o sistema entende que o aluno está reprovado por falta e prioriza esta informação.
Se o Professor registra AL (amparo legal) na situação final do aluno e, ao mesmo tempo, informa uma nota de aprovação ou de reprovação, o sistema entende que o aluno esteve em amparo legal, realizou exercícios domiciliares e o registro se refere ao resultado obtido nos trabalhos – validando a nota registrada.
Se há um registro de AL e um de número de faltas for superior aos 25% (vinte e cinco por cento) permitidos por Lei, o sistema entende que o aluno esteve em amparo legal e realizou exercícios domiciliares, mas obteve ausências no período em que deveria ter frequentado as aulas e, por isso, sua situação final registrada é de reprovação por falta (RF).
Procedimentos para Fechamento de Período
O fechamento de período é procedimento feito pela ProGRAD, seguindo uma ordem de conclusão de digitação de pautas por Departamento. Se alguma pauta deixa de ser digitada, o sistema avisa e não permite o fechamento total daquele Departamento – daí a importância de se fazer uma digitação correta e de se entregar as pautas digitadas à ProGRAD no prazo determinado pelo Calendário Acadêmico.
O fechamento do período consiste no lançamento das notas finais dos alunos nos seus históricos escolares, realizado pela ProGRAD. Se alguma pauta deixar de ser digitada no prazo estipulado, o aluno fica sem nota e impedido de obter novas disciplinas na 1ª (primeira) etapa de matrícula.